21/02/2018 às 18:35 Maternidade

Ser mãe...

596
2min de leitura

Uma vez, minha mãe me disse que quando "nasce um bebê, nasce uma mãe"!

Hoje sou mãe, e, sinceramente, concordo e discordo dessa frase. Concordo porque um amor incondicional brota inexplicavelmente. Descomunal. Uma abnegação e entrega além da razão. E, não concordo porque todos os dias, desde o primeiro encontro, você aprende a ser mãe. Aprende desde os primeiros cuidados simples de trocar uma fralda até a lidar com essa nova mulher. Uma mulher que nasce a cada dia, mas que, indubitavelmente, uma mulher que não é uma coisa só. É multi. E apenas acumula mais uma função que é o de ser mãe. 

E nessa jornada da maternidade, descobrimos o ser mãe a cada dia. Por começar, descobrimos que ser mãe é fazer planos e no meio do caminho mudar de ideia e, até mesmo, de ideais, porque cada bebê é um bebê, e, o que serve para o bebê da vizinha, talvez, não sirva para o meu. 

Descobrimos também que ser mãe é ouvir milhões de palpites, sugestões, dicas e conselhos (sim, importante e educadamente temos de recebê-los), contudo, é ouvir o coração, a intuição de “mãe” que indica o que fazer. É justamente nessas horas que aparece que essa mãe já estava lá. Existente na essência.

Ser mãe é também ser de carne e osso. É sentir na pele a insanidade do cansaço pelas noites mal dormidas e, ainda sim, sentir-se plena emocionalmente, mesmo que as emoções – principalmente no puerpério – estejam descompensadas.

Ser mãe é investir tempo. Doar. Entregar-se até mesmo o que não tem. É ter força mesmo quando há fraqueza. É perder a paciência e sentir-se culpada por tal sentido, afinal, carregamos nos braços o bem maior que alguém poderia ter. É ficar irritada e pedir perdão.  É mudar as prioridades ou pelo menos revê-las. É construir memórias na simplicidade do cotidiano. É saber que somos passíveis de erro mesmo dando o nosso melhor. É assumir as próprias escolhas sem medo dos julgamentos. É ver o que funciona e o que se adequa a sua família.

Ser mãe é uma descoberta diária, sobretudo, que na prática não existe a maternidade romantizada colocada de forma utópica nas revistas e propagandas da TV ou fotos de blogueiras – lindas e belas maquiadas. E mesmo com todo esse choque percebemos que o maternar vale a pena. É tanto amor que não cabe no peito. Por isso, eu digo: ser mãe é experimentar diariamente o amor mais profundo e infinito!

Texto: Ana Paula Mendes

21 Fev 2018

Ser mãe...

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amor verdadeiro Mãe Maternidade maternidade real

Quem viu também curtiu

13 de Ago de 2019

5 dicas para o seu Ensaio Gestante

13 de Ago de 2019

4 curiosidades sobre seu bebê que vão te impressionar!

14 de Mar de 2018

Como lidar com as visitas após o nascimento do bebê.

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp